diHITT - Notícias

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Indie Games: a indústria independente de jogos eletrônicos

   Quando o gamer resolve expandir seus horizontes, não só como jogador, mas procurando explorar suas idéias e conhecimentos, ele procura o desenvolvimento de games, e como sabemos, as indústrias gigantes, as megaprodutoras  não são o lugar correto para um início. A alternativa mais viável, mas não a mais lucrativa muitas vezes, é fazer o seu próprio jogo, investindo seu próprio dinheiro, e muitas vezes sem procurar uma margem de lucro muito grande. Esses são os chamados, Indie Games.

   No Brasil, por falta de oportunidades, incentivo e investimento do governo, a indústria dos videogames ainda é muito sub-desenvolvida, quadro que mudou de alguns anos pra cá, quando games começaram a serem tratados como algo mais sério e a serem integrados como lazer para toda a família, principalmente pelo Wii. Por esses motivos, muitos desenvolvedores brasileiros não tem as chances de criarem algo realmente em escala global, os Indie Games são criados como um escape, para mostrarmos nossos desejos, idéias e a capacidade do Brasil, como uma verdadeira potência nos jogos eletrônicos. O grande diferencial desses games é que a jogabilidade, os gráficos, a história e tudo mais que envolve um projeto, pode ser trabalhado de forma original e criativa e são produzidos por grupos pequenos de 3 ou até 1 desenvolvedor, sem a pressão ou exigências dos estúdios.

   Braid(acima) é um ótimo exemplo de como boa vontade, determinação e estudo, podem criar algo incrivelemnte criativo, surreal e que nem mesmo as grandes empresas teriam capacidade de criar, algo que é indescritível comentar, esse aqui, só jogando pra saber. Lembrando que foi feito por uma pessoa só, Jonathan Blow.


   O problema dessa nova safra de games é a renda, a não ser que faça muito sucesso na Playstation Network ou na XBLA, é difícil um indie gerar algum tipo de lucro. Machinarium, um puzzle/adventure com visual steam punk é outro fantástico exemplo.


   Além de jogos brasileiros como  You Are a Trash, jogo que mistura várias formas de jogabilidade com temas de sustentabilidade e meio-ambiente, e City Rain, onde o jogador deve re-estruturar cidades que prejudicam o meio ambiente, curiosamente este game rendeu muita grana após disponibilizado para download, ganhador do Imagine Cup de 2008.


Indie Games são feitos na cara e na coragem, apenas com uma idéia na cabeça e muita dedicação. Tem uma idéia boa? Sabe um pouco de programação? Design? Aqui não importa, qualquer um pode ser um desenvolvedor de games.



LINKS para download:
Braid
Machinarium
City Rain

HAVE FUN! XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou o conteúdo original? Bacana? Uma porcaria?
Dá uma comentada aí:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...