diHITT - Notícias

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BOPE: A máquina de operações táticas brasileira

Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro criado em 1978 é a força tática mais bem treinada do Brasil atualmente, preparados pra selva que são as favelas cariocas. As estratégias usadas pelo BOPE são desenvolvidas única e exclusivamente para a invasão de morros e extermínio de traficantes. Simples, rasteiro e fatal. Riscos que envolvem treinamento, coragem, técnica e precisão, pois vidas inocentes podem entrar no caminho de uma bala a qualquer instante. Avançando aos poucos com cuidado, pois um disparo poder vir de qualquer buraco ou janela, e na maioria das vezes, sem baixas.


A desvantagem de armamento em relação aos traficantes é grande, fruto do lucro do tráfico, que possibilita a compra de armas de uso exclusivo do exército, e até de outros países, entre eles: lança-mísseis, metralhadoras anti-áereas e rifles de precisão, mas a desorganização e despreparo é igualmente grande.

HK-PSG1, usado por ambos os lados, mas raramente visto nas mãos do BOPE.




Colt M4A1 usada pelo BOPE

E a Browning .50, usada pelos traficantes

  Entre tantas táticas se destacam 3 principais:

O "Dois por Um": Para cuidar de todos os becos da favela o BOPE multiplica seu poder de fogo com um homem apontando uma arma por baixo(agachado) e outro por cima(de pé), se um tiroteio se inicia, o de baixo deita, o de trás se agacha e um 3º homem vem na cobertura.

Dois por Um sendo efetuado por dois policiais do BOPE e um PM

O "três-meia-zero": Quando em campo aberto, e sem proteção, necessitando defender um colega ferido ou falando no rádio, uma formação em círculo é adotada, apontando para todos os lados, 360º.
E uma das mais importantes é o rapel, muito usado para invadir morros vizinhos, ou descer direto na favela pegando o inimigo de surpresa, incluindo muitas vezes óculos de visão noturna emprestados pelo exército.
O símbolo do BOPE simboliza a vitória rápida(da faca) sobre a morte(a caveira)
Curiosamente, a Tropa de Elite foi criada originalmente como um batalhão especializado a roubos a banco até que em 1988 quando a PM chamou o BOPE para acabar com uma guerra pelo controle das bocas na Rocinha, daí pra frente, acabou o descanso dos traficantes. Uma curiosidade é o treinamento dos policiais na  poderosa técnica de defesa, Krav Magá, luta de combate corpo a corpo, usada na neutralização de ameaças( inclusive armadas), manobras de defesa e ataque simultâneos, desenvolvida em Israel, exemplo de uma das melhores forças do mundo.

Hoje, o BOPE opera de helicóptero conta com 390 integrantes divididos em 16 equipes táticas, muito diferente e maior do que alguns anos atrás, e uma das principais diferenças, que mostra o quão bem preparados eles estão atualmente é uma fortaleza sobre rodas, praticamente impenetrável conhecida como... Caveirão.


O Caveirão é um blindado capaz de carregar até 11 homens, 8 ficam nas laterais, 4 de cada lado com pequenos espaços na fuselagem para efetuarem os disparos, 2 nos bancos da frente e um na torre, uma parte mais alta do veículo, semelhante a um tanque de guerra, esse é o que tem mais liberdade para atirar. Pode atingir uma velocidade de 120Km/h e contando com aço reforçado nos pneus, podendo rodar de 20Km a 80Km depois de atingidas, essa máquina faz um estrago tremendo.



Reportagem feita pelo SENSACIONAL Profissão Repórter, vale a pena conferir:



Parte 2:



O BOPE tem princípios, tem coragem, inteligência e não tem piedade de vagabundo, tudo que precisamos para enfrentar o Brasil de hoje, e evitar que o bandido invada sua casa,  ponha terror na sua vida e de seus filhos, e é a resposta a altura para a violência e loucura em que o país foi submetido. Se é guerra que eles querem, é isso que eles terão.

"Todo policial tem que escolher: 
ou se corrompe, ou se omite, 
ou vai pra guerra"
Capitão Nascimento, Tropa de Elite.

18 comentários:

  1. Legal mas está cheio de erros de português e faltam informações como sobre o Krav magá

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, por favor indique os erros e continue criticando e elogiando.
    abraço XD

    ResponderExcluir
  3. Krav Maga não é uma arte macial. É uma tecnica de defesa pesssoal que utiliza-se de varias artes maciais com intuito de potencializar o efeito lesivo da reação.

    ResponderExcluir
  4. vai toma no cu first viado em vez de da mais apoio fica fazendo criticas infeliz

    ResponderExcluir
  5. http://www.linkdahora.com.br

    mais uma opção além de ocioso e linklog

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela correção sobre o krav magá, já mudei o post, leitores assim são sempre bem vindos, pois acrescentam muito aos textos e nos ajudam a trazer a informação certa aos leitores do blog.
    abraço Ricardo

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu post, principalmente os videos da profissão repórter que são ótimos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. o importante nao é falar sobre Krav Maga e sim que esses caras sao verdadeiros herois, tenho orgulho de ver gente assim. Matar bandido é missao cumprida como disse o soldado.

    ResponderExcluir
  9. Legal o post! Mais é importante destacar, que não adianta nada os traficantes ter armamento e não ter treinamento! Um traficante não consegue usar uma HK-PSG1 com precisão!

    ResponderExcluir
  10. Legal os vídeos, não tinha assistido... Show... Só aquele "saltinho" que eles dão para virar para a galera (03:38) meio estranho... iuheaiuhaeiuheai

    ResponderExcluir
  11. From Hell

    que o BOPE é indispensável no resta dúvidas, mas procurem saber sobre o GATE da PM do RS. Deem uma pesquisada vai valer a pena.

    PS: Ninguém fica para trás!

    ResponderExcluir
  12. O GATE é sensacional mesmo, sou do RS e conheço, se der no futuro eu faço outros posts parecidos.

    Pedro, com certeza, a habilidade e treinamento das forças especiais nem se comparam aos traficantes, o problema é o controle que exercem nas favelas e a quantidade.

    E até pra saltar tem que ter treinamento também, ahushaushaus
    Obrigado, abrços

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o psot, bem completo mas sem ficar chato ou entediante.

    Se vc gosta de assuntos como a polícia por quê não faz um post sobre o COT (a elite policial BRASILEIRA)? o único problema seria q não tem uma renome tão grande entre os leigos como o BOPE já q esse fez uma tremendo sucesso nos cinemas.

    ResponderExcluir
  14. Nenhuma novidade.
    Pegou essas informações da Revista Superinteressante, ou de algum outro Blog que copiou a materia da revista.

    ResponderExcluir
  15. Caro Anônimo, o post não foi feito para trazer alguma novidade sobre o BOPE, foi apenas para informar outras pessoas que não são tão "inteligentes" como o senhor a ponto de saber tudo sobre todos assuntos existentes, e sim, peguei informações da revista Super Interessante, que considero uma fonte muito importante e de muitos outros lugares que o senhor não citou e nem imagina, para oferecer informações precisas e corretas aos leitores. Apenas escrevi sobre um assunto que me interessa e a muitas outras pessoas, pois o blog é MEU, o texto é de minha autoria e escrevo sobre o que quiser. Obrigado pelo comentário, mas por favor, só comente novamente se tiver alguma coisa a acrescentar, sendo crítica ou elogio, como os outros leitores acima.
    abraço XD

    ResponderExcluir
  16. A policia sobre o comando de inteligencia tem como submeter operações de capiturar bandidos no seu leito sem que se fasa o uso de armas de fogo e desviar vidas inocentes para a capturas de suas munições em pleno voo sem volta de que tem em somar para o nosso pais +s brazil na paz.O Bop é a policia mais preparada que o estado do Rio de Janeiro tem ,Posso dizer isso por que já assisti por varias vezes as sua operações até as mais secretas do seu comandos,mais asves sem sucesso,pois a inteligencia oposta dentro de seu corporativismo ião,a frente e vendia o sucesso de capturar os marginais que o passado de governos incopetente e corruptos tiraram a oportunidade de quem hoje so a morte da o melhor a suas busca para definitivamente fora da sociedade do bem e dos bons policiais dentro de todas qualificaçõs civis,e federais...

    ResponderExcluir
  17. Os cara fazem um treinamento, encaram de frente bandidos, e trabalham numa cidade onde o calor é intenso, e pior a farda é preta, parabens, acho estes políciais sobreanturais, inteligentes, e cumpridores da lei.

    ResponderExcluir

Achou o conteúdo original? Bacana? Uma porcaria?
Dá uma comentada aí:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...