diHITT - Notícias

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Game na Vida Real: Pripyat, Ucrânia.

   Quem não lembra das missões de Call of Duty 4 onde se deve assassinar  Imran Zakhaev a distância com um rifle Barret .50? Um dos trechos mais eletrizantes da história dos games, e que ficou marcado na mente dos jogadores se passa em um lugar real e muito conhecido, palco de um dos maiores acidentes nucleares da história, Pripyat, na Ucrânia. Em Abril de 1986, uma falha durante uma simulação de emergência superaqueceu um dos reatores da Usina Nuclear de Chernobyl, espalhando uma imensa nuvem radioativa por mais de 1000Km de distância, obrigando a milhares de pessoas a abandonarem suas casas, deixando muitos de seus pertences para trás.


Helicópteros foram enviados ao centro do acidente carregados com chumbo e areia para conter as chamas do reator 4 junto ao corpo de bombeiros de Pripyat, despreparados para os efeitos da radiação. Uma estrutura de concreto denominada "sarcófago" foi construída para isolar a usina. Um novo "sarcófago" com orçamento estimado em 2 bilhões de euros deverá ser construído quando o valor for completado, pois rachaduras no antigo ainda ameaçam a área de radiação letal. Estima-se que cerca de 30 pessoas morreram nos primeiros meses e milhares foram contaminadas, contraindo câncer, doenças de pele e muitas outras enfermidades, a contaminação passa de geração para geração, pois muitas crianças nasceram com anomalias, e diversos tipos de má formação no corpo muitoa anos depois do ocorrido.  25 anos depois, Chernobyl ainda atormenta o planeta.


Vamos a dois games que reproduziram o local com perfeição e colocaram muita ação de volta a cidade fantasma de Pripyat:

Call of Duty 4: Modern Warfare:
O segredo do sucesso de games em lugares reais é a maestria com que os cenários são criados, a importância dada aos mínimos detalhes e a fidelidade aos cenários originais. Nas missões All Ghillied Up e One Shot One Kill o jogador controla Cap. Price(na época tenente) acompanhado de seu superior Cap. MacMillan durante um flashback, 15 anos antes da história principal confira o vídeo do gameplay e as semelhanças do mapa da fase em comparação com a vida real em seguida:







S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl \ Call of Pripyat:
Na realidade alternativa dos games da série S.T.A.L.K.E.R., a radioatividade de Chernobyl acabou criando mutantes e bestas assassinas nos arredores de Prypiat. No primeiro games o jogador controla Marked One, explorador da zona radioativa da usina que acorda sem memória e precisa saber o que se passa no lugar. Já na continuação Call of Pripyat, o personagem principal é Major Degtyarev que deve investigar sobre o desparecimento de helicópteros na área. Ambos os games foram produzidos pela desevolvedora ucraniana GSC Game World.

Gameplay:


E as comparações incríveis com os cenários reais:


Mais real que isso, só indo até lá. Uma cidade com milhares de habitantes que acabou se tornando apenas uma sombra do que era, vivendo hoje, somente de fantasmas, mémórias do passado e fantásticos cenários para games de ação. :D

2 comentários:

  1. Muito bacana essa reportagem sobre os jogos em Pripyat, sou fanático com a história da cidade e o jogo call of duth ficou show.

    ResponderExcluir
  2. Vlw mesmo André, esperei bastante por um comentário nesse post, q bom q gostou, logo logo tiraremos o atraso e voltarei a postar. Abrçs. :D

    ResponderExcluir

Achou o conteúdo original? Bacana? Uma porcaria?
Dá uma comentada aí:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...